Engenharia Agronómica
INTRODUÇÃO
O currículo ajustado tem uma duração de 4 (quatro) anos, e inclui uma lei de ensino superior, lei 27/2009 a 29 de setembro e comunicado oficial do dia 26 de outubro de 2011 que recomenda o ajuste curricular do curso, em conformidade com o Novo Quadro Curricular (NQC) aprovado pelo Conselho Universitário através da deliberação nº 16 / CUN / 2011.
De acordo com o NQC, a duração dos cursos de licenciamento no UEM é permitida em 4 (quatro) anos, permitindo as unidades orgânicas que pretendem, propor programas com duração de 3 (três) anos. O processo de ajuste curricular da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF) também foi motivado pelo resultado da consulta aos estudantes.
Os resultados da consulta indicaram a necessidade de uma forma de conclusão do curso e uma qualificação do Licenciado Engenheiro.
PERFIL PROFISSIONAL
O graduado em Engenharia Agronômica deve saber:
- Os conceitos fundamentais e os procedimentos metodológicos respeitantes a cada uma das áreas afetadas no perfil profissional;
- As técnicas de comunicação oral e escrita;
- Compreender e analisar criticamente diferentes tipos de informações relacionadas aos temas relacionados no perfil profissional;
- Compreender uma realidade moçambicana; e
- Raciocinar de uma maneira abstrata e lógica e apresentar argumentos bem fundamentados sobre os assuntos relacionados com os temas relacionados no perfil profissional;
PERFIL OCUPACIONAL
O graduado em Engenharia Agronômica pode selecionar as seguintes funções:
- setor agrário público e privado;
- instituições de educação agrícola, de nível médio e superior;
- instituições de investigação agrária;
- agências de desenvolvimento (rural); e
- organizações comunitárias nas zonas rurais, incluindo organizações de produtores.
FILOSOFIA DE FORMAÇÃO
Para garantir a formação de um graduado com caraterísticas descritas no perfil de graduado, os métodos de ensino e avaliação, enfatizando uma aprendizagem ativa do aluno. Sempre que apropriado, e com base nos objetivos de aprendizagem, os seguintes métodos de ensino serão utilizados:
- Aulas teóricas que realizam conceitos, raciocínio e compreensão e que também são importantes e importantes para a vida profissional;
- Aulas práticas e laboratórios que podem experimentar, por si próprio, exercício, raciocínio e apreender os métodos de “aprender”, “fazer”, “apresentar” e “analisar” o seu trabalho e incentivar o trabalho em grupo e independente;
- Trabalhar em grupos com formação intencional pelo docente, sempre que possível ou possível usar o método PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) para orientar os estudantes na realização dos seus trabalhos em grupo;
- Seminários que utilizam práticas de análise, argumentação e apresentação de idéias, problemas e soluções e incentivo ao trabalho em grupo e independente; e
- Atividades de campo, incluindo visitas de estudo às farmas, explorações florestais, e centros de investigação, que podem ser aplicadas a experiências experimentais de atividades agrícolas e florestais, e integrar ou conhecer seu conhecimento no contexto da vida nas zonas urbanas.
Com base na natureza da disciplina, pode ser usada uma combinação dos seguintes métodos de avaliação:
- Testes escritos;
- Relatórios de aulas práticas e laboratoriais;
- Ensaios;
- Projetos apresentados oralmente ou por escrito;
- Participação e atitude nas atividades da disciplina; e
- Exames finais escritos, práticos ou orais.