Engenharia Florestal
INTRODUÇÃO
O objectivo geral do curso de Licenciatura em Engenharia Florestal, é o de formar um graduado licenciado com habilidades de trabalho na área de produção florestal, e uma preparação académica que lhe permita continuar os seus estudos a nível do mestrado (segundo ciclo).
PERFIL PROFISSIONAL
O graduado em Engenharia Florestal deve saber:
- Os conceitos fundamentais e os procedimentos metodológicos respeitantes a cada um dos temas definidos no perfil profissional;
- As técnicas de comunicação oral e escrita;
- Compreender e analisar criticamente diferentes tipos de informação referentes aos temas definidos no perfil profissional;
- Compreender a realidade moçambicana; e
- Raciocinar de uma maneira abstracta e lógica e apresentar argumentos bem fundamentados sobre os assuntos relacionados com os temas definidos no perfil profissional;
O graduado em Engenharia Florestal deve ainda saber fazer:
- A aplicação rigorosa de conhecimentos, conceitos fundamentais e procedimentos metodológicos na solução de problemas definidos no perfil profissional;
- Trabalhos em grupos e equipes multidisciplinares; e
- A recolha, análise, interpretação e descrição de informação quantitativa e qualitativa por meio de gráficos, tabelas, modelos, diagramas, esquemas ou outras formas de representação abstracta;
O graduado em Engenharia Florestal, deve também ser:
- Auto-confiante, empreendedor e disponível para trabalhar em equipe e partilhar experiências;
- Dedicado ao seu desenvolvimento profissional;
- Apto a gerir mudanças no seu local de trabalho e nas zonas rurais tomando iniciativas adequadas e assumir responsabilidades pelas suas opções;
- Possuidor de consciência científica, histórica e cultural sobre o mundo em geral e Moçambique em particular; e
- Capaz de formular juizos éticos informados e relevantes ao domínio da sua actuação profissional.
PERFIL OCUPACIONAL
O graduado em Engenharia Florestal poderá exercer funções nos seguintes sectores:
- Sector agrário público e privado;
- Instituições de educação agrária, de nível médio e superior;
- Instituições de investigação agrária;
- Agências de desenvolvimento (rural); e
- Organizações comunitárias nas zonas rurais, incluindo organizações de produtores.
FILOSOFIA DE FORMAÇÃO
Para garantir a formação de um graduado com as caraterísticas descritas no perfil do graduado, os métodos de ensino e avaliação enfatizam uma aprendizagem activa pelo estudante.
Sempre que for apropriado, e baseado nos objectivos de aprendizagem, os seguintes métodos de ensino serão utilizados:
- Aulas teóricas que realçam conceitos, o raciocínio e a compreensão e que também incluam tópicos relevantes e importantes para a vida profissional;
- Aulas práticas e laboratoriais que permitem ao estudante experimentar por si próprio, exercitar, raciocinar e apreender os métodos de “aprender”, de “fazer”, de “apresentar” e “analisar” o seu trabalho e que incentivam o trabalho em grupo e independente;
- Trabalho em grupos intencionalmente formados pelo docente, sempre que possível o docente poderá aplicar o método PBL (Problem Based Learning) para orientar os estudantes na realização dos seus trabalhos em grupo;
- Seminários que permitam a prática da análise, da argumentação e apresentação das ideias, problemas e soluções e incentivam o trabalho em grupo e independente; e
- Actividades de campo, incluindo visitas de estudo às farmas, explorações florestais, e centros de investigação, que permitam ao estudante experimentar as actividades agrícolas e florestais, integrar o seu conhecimento no contexto da vida nas zonas rurais.
Com base na natureza da disciplina, pode ser usada a combinação dos seguintes métodos de avaliação:
- Testes escritos;
- Relatórios das aulas práticas e laboratoriais;
- Ensaios;
- Projectos apresentados oralmente ou por escrito;
- Participação e atitude nas actividades da disciplina; e
- Exames finais escritos, práticos ou orais.